NORDESTE PODE TER MAIS CASOS DE COVID-19 DO QUE O SUDESTE EM SETE DIAS
Atualidades

A pandemia do novo coronavírus se espalhou pelo Brasil a partir da região Sudeste, mas a tendência é de que a região mais atingida pela covid-19 seja, muito em breve, o Nordeste. O número de casos nesta região aumentou 59% na última semana, e esta tendência joga luz sobre as diferenças sociais entre os estados.

À medida que a pandemia avança para o interior do Brasil — o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou anteontem que esse avanço ao interior é “inevitável” —, o Nordeste se aproxima mais do número de casos oficiais do Sudeste. A diferença caiu 33% desde o começo de maio e atualmente é de 11.442 casos oficiais, segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde.

O UOL projetou este crescimento médio de diagnósticos para as próximas semanas e, caso ele se mantenha, o Nordeste terá mais casos oficiais de covid-19 do que o Sudeste em apenas sete dias.

O provável, aliás, é que o Nordeste já tenha passado, mas as subnotificações impedem que a tendência já apareça nas estatísticas oficiais do Ministério da Saúde.

“Os dados são nítidos e apontam [crescimento] para as regiões mais pobres do país. Salta aos olhos”, pontua Wayner Vieira, pesquisador da Fiocruz Pernambuco. Ele observa que a subnotificação provavelmente é menor nos estados em que os serviços de saúde são melhores.

Fonte: UOL

Veja também!

MINISTRO DO TURISMO DEFENDE CRIAÇÃO DE RESORTS COM JOGOS E DAMARES REAGE: ‘PACTO COM O DIABO’
CORONAVÍRUS: BRASILEIROS NARRAM O DESCONFINAMENTO EM PORTUGAL

Veja também!

Menu